Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O que pode causar queda de cabelo? Conheça os principais fatores

São várias as causas da queda de cabelos

A queda de cabelos afeta muitas pessoas e as causas podem variar. Seja qual for o motivo, no geral, mostra que algo não vai bem no organismo ou no couro cabeludo.

Para entender mais sobre o que pode causar a queda de cabelo, este post apresenta os principais sintomas, as possíveis causas e dá dicas de como tratar e se prevenir, boa leitura!

Sinais da queda de cabelos

Saiba que é normal caírem alguns fios ao longo do dia, mas quando esse número é superior a 50 a 100 fios, vira um sinal de alerta. Sendo assim, cada pessoa deve ficar atenta com a saúde dos próprios cabelos.

 Sinais da perda de cabelos

Cápsulas de vitaminas para cabelos em um pote
A falta de vitaminas e minerais pode causar a queda dos fios

aumento da presença de fios no chão, pentes ou travesseiros;
fios mais finos, frágeis e escassos;
queda de tufos de cabelo durante o banho;
surgimento de entradas na testa e laterais da cabeça;
couro cabeludo coçando, descamando ou apresentando sensibilidade;
falhas em áreas específicas;
crescimento lento.

Possíveis causas da queda de cabelo

São tantas possibilidades que o ideal é procurar uma ajuda especializada para obter um diagnóstico qualificado. Médicos tricologistas e dermatologistas são os especialistas ideais para diagnosticar as causas. Porém, as mais conhecidas são:

Distúrbios hormonais

Problemas na tireoide, assim como qualquer outro tipo de desequilíbrio hormonal. Pode ser necessário fazer exames de sangue para avaliar esses casos.

Genética

A calvície ou alopécia são estágios mais avançados da queda de cabelo, pois têm relação hereditária. Quem carrega esses genes vai ter que lidar com isso para sempre, buscando alternativas para controlar as repercussões disso.

Covid-19

Muitos pacientes relatam queda de cabelo após Covid-19. Inclusive, está entre as principais queixas e pode persistir até mesmo meses após a cura da doença.

Maus hábitos

Dormir com o cabelo molhado, não lavar o couro cabeludo adequadamente, usar bonés e chapéus por tempo prolongado ou até mesmo fumar são alguns dos exemplos de hábitos a serem evitados.

Doenças

Diabetes, hipertensão, anemia, alopecia androgenética, lúpus, infecções e até mesmo distúrbios psicológicos podem resultar na queda dos fios de cabelo.

Estresse

O estresse tem relação com o hormônio cortisol, produzido pelo corpo para atuar em regulações metabólicas. Pode ser outro fator causador da queda dos fios capilares.

Falta de vitaminas e nutrientes

Mulher oriental olhando assustada para a escova cheia de cabelos
Algumas medidas tornam possível prevenir a queda da cabelos

A falta de vitaminas essenciais afeta muitas funções do corpo, dentre elas, a saúde capilar. A má alimentação agrava essa situação, já que os alimentos precisam ser nutritivos para garantir a saúde geral.

Como prevenir a queda de cabelo

Nem sempre é possível acabar com a queda de cabelo, mas algumas ações podem ajudar a minimizar e prevenir o avanço desse problema.

Confira algumas dicas

  1. priorize a alimentação saudável;
  2. mantenha o couro cabeludo limpo e saudável;
  3. evite o contato com fontes de calor e use protetores térmicos;
  4. evite hábitos nocivos; 
  5. procure ajuda para controlar o estresse;
  6. faça exames e acompanhamentos médicos regulares;
  7. inclua suplementos alimentares e vitaminas na rotina.

Vale lembrar que a beleza e a resistência dos fios é resultado de um cuidado que vem de dentro para fora, portanto, siga essas dicas e evite o que pode causar a queda de cabelo.

Os cabelos são uma extensão da sua personalidade. Você pode cuidar deles com um bom suplemento, e a Viva Beauty é especialista em oferecer fórmulas nutritivas e repletas de ativos importantes, incluindo o colágeno Verisol®, o silício orgânico e o ácido hialurônico!

Continue lendo outros artigos do blog e descubra como fortalecer cabelos finos e fracos!

Deixe um comentário

Copyright © Viva Beauty.
Todos os direitos reservados.