Um dos passos mais básicos para uma pele com saúde é ter uma boa rotina de hidratação. Além de melhorar a aparência, hidratar a pele também garante que ela fique saudável e cumpra sua função de proteger o corpo.
Com este guia, você entenderá a importância de hidratar a pele diariamente e encontrar o produto ideal para a sua derme. Boa leitura!
Como hidratar a pele adequadamente?
Há quem acredite que hidratar a pele seja apenas uma questão de vaidade, somente para as pessoas que buscam uma derme bonita. Na realidade, a hidratação é também uma questão de saúde, pois reforça a barreira de proteção da pele, evitando irritações e outros problemas.
Hidratação do corpo e do rosto
O momento pós-banho é ideal para hidratar a pele do corpo, pois ajuda na reconstrução da barreira cutânea que protege a pele e devolve os ativos perdidos.
Uma dica extra para manter a pele saudável é evitar banhos muito quentes, já que o calor excessivo ajuda a eliminar essa barreira, o que deixa a pele ressecada e sensível.
Lembre-se que a pele do rosto e do corpo têm necessidades diferentes, portanto, é preciso usar produtos adequados para cada região.
Como a pele do rosto é mais oleosa que a do corpo, pelo maior número de glândulas sebáceas na região, o ideal é usar um hidratante menos espesso e adequado ao seu tipo de pele.
No corpo, use cremes grossos, principalmente em regiões mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e pés.
A hidratação para cada tipo de pele
O mercado atualmente oferece diversos tipos diferentes de produtos voltados para a hidratação, como cremes, loções e séruns.
Em uma rotina de skincare, o importante é fazer a hidratação diariamente. Por isso, é essencial escolher uma opção que seja confortável para a sua pele. Veja a seguir os produtos ideais para cada tipo de pele:
Peles secas
Os cremes são o tipo mais conhecido de hidratante, com textura firme e concentrada. São indicados principalmente para quem tem pele seca, ou está precisando de uma hidratação potente.
Algumas pessoas podem se incomodar com a densidade dos cremes, mas existem também opções com ativos anti oleosidade e toque seco, que deixam a pele com a aparência matte, sem deixar de lado a hidratação.
Peles oleosas
É comum dizerem que peles oleosas não precisam de hidratação, mas não é verdade! Na realidade, a hidratação ajuda a controlar a oleosidade da pele. Isso acontece porque quando a pele não é hidratada adequadamente, as glândulas sebáceas compensam a falta de hidratação, produzindo mais sebo para lubrificar a pele. Isso causa o famoso efeito rebote, que faz a cútis ficar cada vez mais oleosa.
Ao hidratar a pele diariamente com os produtos certos, o organismo percebe que a pele está saudável e para de produzir sebo em excesso. Por isso, a hidratação adequada é essencial para todos os tipos de pele.
Uma alternativa para hidratação de pele oleosa, é utilizar os séruns, eles são ideais esse tipo de pele. E também para quem não gosta da textura dos cremes ou loções. São produtos quase líquidos, que penetram rapidamente na pele e não deixam aquela sensação pegajosa.
Peles mistas
As loções são parecidas com os séruns, mas com a textura mais leve e líquida. São absorvidas rapidamente, sem deixar a sensação de produto na pele, que pode incomodar algumas pessoas. Por isso, são ideais para peles mistas, principalmente nos dias mais quentes. Elas são curingas, pois se adaptam a todos os tipos de pele.
Portanto, para uma pele bonita, viçosa, e o mais importante, saudável, é indispensável usar os produtos certos e adotar uma rotina com bons hábitos, tanto no skincare, quanto na alimentação e ingestão de água.
Continue no blog da Viva Beauty e confira mais dicas de cuidados com a pele!