O colágeno é muito importante para a manutenção da saúde e vitalidade do corpo humano. Mesmo sendo mais conhecido pelos efeitos benéficos na pele, ele também desempenha uma série de funções vitais em tecidos e órgãos, entregando vantagens para o bem-estar.
Neste artigo, você conhece os tipos de colágeno encontrados no organismo, destacando as funcionalidades e os benefícios que eles oferecem para a pele, articulações e ossos.
Ao entender a diversidade dos colágenos e seus impactos positivos, é possível tomar melhores decisões sobre a suplementação com a proteína, melhorando a qualidade de vida.
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína fundamental para o corpo humano. Ele é primordial para a constituição da pele, ossos, cartilagens, tendões, articulações e ligamentos. A sua principal função é proporcionar resistência e elasticidade a esses tecidos, mantendo a firmeza.
Com o passar do tempo, a produção natural de colágeno tende a diminuir, o que pode resultar em sinais de envelhecimento, como rugas e perda de rigidez nos tecidos, tornando a suplementação alimentar de colágeno uma questão primordial para muitas pessoas.
Como ingerir colágeno por suplementação?
A suplementação de colágeno é realizada de diversas maneiras, e pode ser feita por meio de cápsulas, líquidos, pós ou alimentos. Tanto a dosagem quanto a forma de ingerir o colágeno variam de acordo com cada caso e com a orientação médica.
Cada tipo de colágeno possui uma recomendação e uma finalidade específica. Geralmente, a sugestão é tomar o colágeno 30 minutos antes da refeição para otimizar sua absorção.
Além disso, é preciso manter a consistência correta na ingestão para obter resultados eficazes. Já que a produção natural de colágeno diminui com o aumento da idade, a suplementação pode ajudar a compensar essa redução, melhorando a saúde dos tecidos.
Vale ressaltar a importância de procurar um médico especializado antes de iniciar o a suplementação alimentar de colágeno ou com qualquer outro tipo de proteína estrutural.
Principais tipos de colágeno encontrados no corpo humano
Existem vários tipos de colágeno. Cada um desempenha funções específicas em diferentes tecidos do corpo. Confira a seguir um guia com os principais colágenos e as aplicações.
Colágeno tipo 1
- função: constitui a maioria do colágeno no organismo, sendo encontrado na pele, tendões, ossos e dentes na forma de fibras grossas e resistentes dos tecidos;
- aplicação: os suplementos de colágeno tipo 1 são frequentemente utilizados para melhorar a elasticidade da pele, reduzir rugas e fortalecer ossos e articulações.
Colágeno tipo 2
- função: presente principalmente nas cartilagens e em células da matriz extracelular;
- aplicação: utilizado em suplementação para promover a resistência das articulações e cartilagens, prevenindo dores e doenças articulares, como osteoartrite e artrose.
Colágeno tipo 3
- função: encontrado na pele, artérias, músculos e órgãos internos, como nos rins e no fígado, para manter a rigidez e a elasticidade de tecidos digestivos e musculares;
- aplicação: ajuda na manutenção da elasticidade da pele e na estrutura dos órgãos.
Colágeno tipo 4
- função: forma parte das membranas basais em tecidos, as estruturas finas que fornecem suporte atuam como uma barreira de proteção entre tecidos e órgãos;
- aplicação: mantém a integridade estrutural e funcional de órgãos como rins, pulmões e músculos, além de vasos sanguíneos, contribuindo para a estabilidade.
Continue no blog da Viva Beauty e saiba o que considerar antes de comprar colágeno.