As celebrações de fim de ano e os encontros com a família e os amigos estão geralmente associados a deliciosas refeições e bebidas. Essas ocasiões são sinônimo de alegria, mas também costumam estar associadas a relatos de indisposição, inchaço e ganho de peso.
Se esse é o seu caso, não se preocupe, é possível recuperar a saúde e o bem-estar com algumas atitudes simples. Continue lendo este artigo e encontre as melhores dicas para um detox pós-festas de Ano Novo. Boa leitura!
1 – Hidratação: o segredo para o detox pós-fim de ano
É crucial focar na hidratação após aproveitar as festas com bebidas alcoólicas. O mesmo vale ao consumir muitos alimentos ricos em sódio, uma vez que é necessário desintoxicar o organismo.
Nesse sentido, beba generosas quantidades de água ao longo do dia para eliminar toxinas que prejudicam a digestão e causam retenção de líquidos.
2 – Dieta com alimentos desintoxicantes
Um dos erros na alimentação mais comuns entre quem deseja desinchar e desintoxicar o corpo é acreditar que pode cortar drasticamente a ingestão de certos alimentos.
Na verdade, o mais recomendado é fazer substituições inteligentes, aumentando o consumo de alimentos saudáveis enquanto reduz os alimentos pesados e processados.
Veja alguns exemplos de alimentos que ajudam no detox pós-festas:
- abacaxi;
- brócolis;
- couve;
- água de coco;
- laranja;
- limão, entre outros.
3 – Pratique exercícios físicos regularmente
Para combater o ganho de peso, estimular o metabolismo e reduzir o inchaço, você não precisa se dedicar a treinos intensos. Basta caminhar diariamente ou praticar exercícios físicos moderados pelo menos três vezes por semana. Conheça os melhores exercícios para quem não gosta de malhar.
4 – Consulte um profissional da saúde
É fundamental manter uma rotina de exames médicos para avaliar as necessidades exclusivas do seu corpo. Pode ser interessante também consultar um nutricionista para desenvolver um protocolo com base em suas características únicas.
5 – Evite soluções rápidas e extremas
Tenha paciência, o corpo é um mecanismo inteligente que passa por inúmeros processos complexos. Portanto, recorrer a uma dieta pós-ceia de Natal muito restritiva pode desencadear consequências negativas, como o transtorno de compulsão alimentar.
Observe como seu corpo reage aos estímulos positivos ao longo dos dias e perceba como essas mudanças envolvem hábitos que devem ser mantidos por toda a vida.
6 – Estipule metas saudáveis
Considere montar sua rotina matinal e avalie quais metas são alcançáveis. Não se preocupe em criar metas muito elaboradas e complexas.
Na verdade, o ideal é estabelecer pequenas metas acessíveis, como, por exemplo:
- beber mais água por dia;
- consumir pelo menos 1 fruta por dia;
- não beber refrigerante durante a semana;
- não pedir delivery todos os dias;
- caminhar três vezes por semana, entre outras metas.
7 – Suplementação adequada
Algumas deficiências nutricionais e vitamínicas podem afetar o desempenho do seu organismo. Sendo assim, considere acompanhar seus exames médicos para incluir uma suplementação personalizada para o seu caso. Saiba como criar uma rotina de autocuidado simples e prática.
Para o pós-festas de fim de ano, considere incluir suplementos de fibras, para contribuir no bom funcionamento do corpo, bem como vitaminas e minerais. Por fim, priorize a saúde e o bem-estar e considere que essa mudança é benéfica para o resto da vida. Conte com a Viva Beauty e comece o ano com o pé direito!