Queridinho do momento, o ácido hialurônico está presente em muitos procedimentos, cosméticos, alimentos e suplementos. Embora seja uma substância bem difundida, infelizmente, continua cercada de muitos mitos.
Neste conteúdo, o blog Viva Beauty apresenta as principais dúvidas e traz mais esclarecimentos sobre o assunto.
Tem curiosidade em saber se o ácido hialurônico faz mal ou possui contraindicações? Continue lendo, acompanhe a lista de verdades ou mitos e fique por dentro de tudo!
O que é ácido hialurônico?
É uma substância produzido naturalmente pelo corpo, responsável por funções essenciais como a hidratação da pele, a lubrificação das articulações e até a estimulação da produção do colágeno!
Esse ativo traz muitos benefícios para o organismo e pode ser encontrado também nos alimentos, na suplementação via cápsulas ou pó e também nos dermocosméticos e injetáveis.
Leia mais detalhes sobre o ácido hialurônico e confira a seguir os principais mitos e verdades sobre ele!
Ácido hialurônico faz mal
Mito. O ácido hialurônico é um ativo seguro e sua suplementação não apresenta efeitos colaterais, desde que você consuma as doses indicadas pelo fabricante ou conforme orientação médica.
Grávidas podem usar ácido hialurônico
Verdade. A gestante pode injetar ácido hialurônico — mas antes deve consultar o seu médico obstetra ou ginecologista.
Esse ativo é amplamente utilizado para tratamentos estéticos, principalmente relacionados aos cuidados de hidratação e diminuição das rugas e linhas de expressão. Sendo assim, o ácido hialurônico é seguro para grávidas, quando utilizado corretamente e por profissionais capacitados.
O envelhecimento diminui a produção de ácido hialurônico
Verdade. O envelhecimento do corpo faz com que o organismo diminua sua produção natural de ácido hialurônico e a suplementação é uma das alternativas para devolver esse ativo para a pele e obter mais firmeza e elasticidade.
Ácido hialurônico estimula a produção de colágeno
Verdade. Essas duas substâncias tem tudo a ver! Isso porque o ácido hialurônico age sobre a produção de colágeno na pele e o ajuda a permanecer ali por mais tempo para prevenir e amenizar as marcas do envelhecimento.
Existem muitos fabricantes de colágeno com ácido hialurônico e é importante pesquisar bem antes de adquirir, priorizando a credibilidade e a lista de ingredientes utilizados. O mais indicado é o ácido hialurônico com colágeno Verisol®, com comprovação científica de resultados.
O ácido hialurônico injetável é igual ao suplemento
Mito. Embora sejam substâncias praticamente idênticas, são administradas de formas diferentes e podem promover resultados distintos. Entenda:
- injetável: entra na pele por uma injeção aplicada por profissionais qualificados, para preencher as rugas, hidratar e harmonizar os traços faciais por um certo tempo;
- suplemento: em cápsulas, comprimidos, pó ou líquido, é ingerido e absorvido pelo organismo para atuar em diversas funções do corpo. O uso contínuo ajuda a obter resultados ainda melhores.
Portanto, todo ácido hialurônico é benéfico, principalmente se seu objetivo é ter uma pele mais jovial, hidratada e preenchida. Seja qual for a sua escolha, siga as recomendações do fabricante e leia atentamente todas as instruções para garantir o máximo de aproveitamento. Consulte um médico para obter um acompanhamento personalizado.
Enfim, curtiu conferir esses mitos e verdades sobre o ácido hialurônico? Se tem curiosidade pelo assunto, continue no blog da Viva Beauty e confira 4 motivos para incluir a suplementação alimentar na rotina!