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Vitamina B6: o que é, quais suas funções e onde encontrar

 

O corpo possui uma série de nutrientes, responsáveis pela nossa saúde e bem-estar. Mas para garantirmos que tudo esteja funcionando corretamente, é preciso saber mais sobre o que ingerimos diariamente.
Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre uma vitamina muito importante para o organismo, a vitamina B6. Confira abaixo suas funções, onde encontrar e muito mais:

O que é a vitamina B6?

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, é um micronutriente que pertence ao complexo B e pode ser encontrada na alimentação. Participa de diversas reações metabólicas, auxilia na saúde dos nervos, cérebro e outras partes importantes do corpo.

Funções

Como vimos, a piridoxina é muito importante para o bom funcionamento do organismo. Mas além de contribuir com diversas regiões do corpo, essa substância também possui funções importantes, tais como:
Produção de hemoglobina: é um dos principais colaboradores na produção de hemoglobina, proteína essencial para o transporte de oxigênio no sangue;
Metabolismo dos aminoácidos: substâncias que constituem as proteínas. Atuam na defesa de agentes externos, como vírus e bactérias, ajuda na contração muscular, etc.
Sistema imunológico: auxilia o organismo no combate de doenças e infecções.

Benefícios

A vitamina B6 participa de processos essenciais para a manutenção do corpo e da saúde, mas também pode auxiliar de outras formas:
Alivia enjoos e náuseas durante a gravidez: pode auxiliar na melhora dos enjoos matinais, náuseas e vômitos durante a gestação.
Ajudar nos sintomas da artrite reumatoide: a piridoxina atua como uma mediadora da resposta inflamatória do organismo, resultando na diminuição e alívio nos sintomas causados pela artrite.

Fontes

A suplementação da vitamina B6, semelhante a outras vitaminas do complexo B, como a vitamina B5, pode ocorrer por meio de alimentos. É possível encontrar a piridoxina em carnes como frango cozido, salmão, fígado de boi, camarão e outros frutos-do-mar, banana, melancia, nozes, lentilha cozida, amendoim, castanha e nozes.

Riscos do déficit

A baixa suplementação da vitamina B6 pode acarretar diversos problemas à saúde, como, por exemplo:

  • Surgimento de caspa;
  • Rachaduras nos lábios;
  • Língua avermelhada e dolorida;
  • Desorientação do tempo e espaço;
  • Anemia;
  • Dormência e fraqueza nos pés e mãos;
  • Problemas de memória e falta de atenção.

Fatores que contribuem no déficit de vitamina B6

A falta de vitamina B6 no organismo pode surgir de inúmeras formas, como uma dieta pobre em nutrientes ou até mesmo uma dificuldade de absorção do próprio organismo. Dentre as causas desse déficit, podemos citar:
Uso de medicamentos: o uso de remédios como anticonvulsivantes, podem interferir na absorção de vitamina B6 pelo organismo;
Excesso de álcool: altas quantidades de álcool no organismo podem prejudicar a absorção ou o metabolismo da piridoxina;
Problemas gastrointestinais: doenças relacionadas ao estômago ou a intolerância a algum tipo de alimento, podem prejudicar a absorção de vitamina B6 no organismo.

Conclusão

A vitamina B6 é um micronutriente essencial para o bom funcionamento e auxilia de diversas formas, como na produção de hemoglobina e na defesa do sistema imunológico. Dessa forma, é muito importante verificar se você está ingerindo as quantidades adequadas para garantir sua saúde e bem-estar.
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