Cientificamente conhecido como onicofagia, o hábito de roer as unhas afeta várias pessoas, podendo começar desde a infância ou até ser adquirido na fase adulta. Apesar de comum, essa é uma prática extremamente prejudicial não só para as mãos e unhas, mas também para seu corpo inteiro.
Se você rói a unha e quer saber dicas práticas de como abandonar esse vício tão perigoso, continue a leitura desse artigo exclusivo do blog Viva Beauty. Tenha uma ótima leitura!
Por que algumas pessoas roem as unhas?
O costume de roer a unha das mãos ou dos pés tem uma ligação direta com alguns sentimentos como ansiedade, estresse e nervosismo. Esse hábito é uma resposta do corpo a essas sensações, buscando algum tipo de alívio e tranquilidade diante do que está sendo vivido.
Consequências de roer a unha
Quando roer as unhas se torna um hábito que se prolonga por semanas, meses e até anos, as chances desse ato trazer consequências para a saúde e integridade do corpo são altas. Confira algumas complicações:
Saúde
As mãos e unhas têm o toque diário com vários tipos de substâncias, incluindo bactérias, vírus, fungos e sujeiras.
Ao roer as unhas, é possível que pedaços dela sejam engolidos sem que a pessoa perceba. Parece ser algo bobo, no entanto, ainda que seja uma pequena partícula, a ingestão de uma pode provocar gastrite e até gerar uma inflamação grave no estômago.
Dentes
O ato de roer as unhas também gera consequências para os dentes, pois o seu esmalte é desgastado, podendo causar feridas na boca. Essas lesões podem se desenvolver para coisas mais sérias, como gengivite, cáries e até o mau hálito.
Unhas
A parte do corpo que mais sofre são as próprias unhas, que se enfraquecem, ficam com aspecto ruim e podem provocar inflamações na cutícula. Esses problemas dificultam a realização de qualquer tipo de tarefa que inclua as mãos, já que a região fica extremamente sensível e irritada.
3 dicas para parar de roer as unhas
Deu para notar que roer as unhas é muito mais sério e prejudicial do que parece, né? Mas, calma que existe solução para esse problema! Acompanhe as recomendações que podem te ajudar nesse processo:
Mantenha as unhas bem cortadas
Cortar e lixar as unhas são ótimas ações para reduzir os danos de roê-las, já que com elas mais curtas, a vontade de tirar as pontinhas diminui. Outra dica complementar é hidratar as cutículas e pintar as unhas, pois com elas bonitas você tem receio de estragar o design e a cor.
Cuide da sua saúde mental
O ato de levar a unha até a boca para retirar seus pedaços tem uma relação próxima com a saúde mental.
Cuidar da mente é uma alternativa que pode gerar grande melhoria, principalmente porque nesse processo é possível entrar em contato com a raiz do problema e diminuir as chances de substituir o hábito ruim de roer as unhas por outra ação prejudicial à saúde.
Fortaleça suas unhas com colágeno e outras vitaminas
Não tem segredo, uma alimentação saudável influencia no humor, disposição e também na saúde das unhas. Além de investir em refeições nutritivas, equilibradas e com muitas proteínas, vitaminas e minerais, a suplementação é uma alternativa válida e segura para as suas unhas.
Você sabia que o colágeno é ideal para deixar as unhas fortes e evitar a descamação? Suplementar o colágeno é uma excelente alternativa para melhorar o aspecto da unha e evitar roer..
Para saber mais, conheça o colágeno da Viva Beauty e inicie a sua jornada de cuidados com a suas unhas, pele e cabelos com produtos únicos!