Sabia que as unhas podem refletir muito sobre a nossa saúde? Apesar de ser uma parte do corpo relacionada à vaidade e autoestima, as alterações nessa região, como as manchas nas unhas, podem indicar que alguma coisa não vai bem no corpo.
Nesse artigo exclusivo do blog Viva Beauty, você vai entender os tipos de manchas na unha, possíveis origens e quando é necessário um tratamento especializado. Boa leitura!
Principais causas das manchas na unha
As manchas nas unhas são um tipo de alteração na coloração da lâmina ungueal, que não tem um padrão ou cor específica, e sua causa varia conforme a pessoa. Elas podem surgir devido a traumas, deficiências nutricionais, infecções ou condições médicas.
Em alguns casos, essas manchas são inofensivas e temporárias, enquanto em outros podem indicar problemas de saúde que exigem atenção especializada.
Pequenos traumas ou lesões
Pancadas ou pressões excessivas são as principais causas de manchas esbranquiçadas, ou avermelhadas nas unhas. Esses traumas costumam ser comuns em casos específicos, como em atletas profissionais ou pessoas que praticam esportes, quem faz o uso de sapatos apertados até em pessoas que realizam trabalhos manuais frequentes.
Manipulação de produtos químicos
O contato frequente com produtos de limpeza, esmaltes de baixa qualidade ou removedores agressivos também são responsáveis pelas manchas nas unhas. Nesses casos, as unhas ficam com uma cor amarelada ou opaca, podendo estar descamando e sem vida.
Infecções por fungos (Onicomicose)
Os fungos nas unhas, conhecidos como micose, podem provocar manchas amareladas ou esverdeadas. Esse tipo de infecção é mais frequente em pessoas que mantêm as unhas úmidas por longos períodos, ocasionando também a fragilidade dessa região.
Questões de saúde
A saúde do corpo pode estar refletida nas unhas, podendo ser:
- deficiência de nutrientes: a falta de vitaminas e minerais, como ferro, zinco e cálcio, pode levar a alterações na coloração das unhas;
- doenças dermatológicas: condições de pele, como psoríase e líquen plano, afetam as unhas, gerando manchas, descoloração e até deformações;
- doenças sistêmicas: diabetes, doenças hepáticas e renais também podem se manifestar nas unhas.
Tipos de manchas
Os tipos de manchas nas unhas se dividem em alguns casos:
- manchas brancas (leuconíquia): muito comuns, resultam de pequenos traumas na matriz da unha; em situações mais graves, podem indicar deficiência de zinco ou doenças dermatológicas;
- manchas amareladas: causadas pelo uso frequente de esmaltes escuros sem proteção de base, infecções fúngicas ou doenças como diabetes e problemas hepáticos;
- manchas escuras, marrons ou pretas: traumas mais profundos e se relacionam aos melanomas;
- manchas esverdeadas: associadas a infecções bacterianas, podem ocorrer devido ao contato frequente com ambientes úmidos.
Tratamentos mais indicados
As manchas nas unhas são causadas desde problemas simples até sinais de condições mais sérias. Observar qualquer mudança e buscar orientação profissional quando necessário é o mais recomendado para manter a saúde das unhas e do organismo como um todo.
Por isso, procure um profissional de saúde caso sinta dor, perceba que a mancha nas unhas persiste ou aumenta, se a unha apresentar alguma deformação ou se você tiver outros sintomas associados. O mais importante é priorizar a sua saúde e se cuidar por completo.
Quer saber como ter unhas mais bonitas? Leia como o colágeno ajuda a ter unhas mais fortes!
Referências:
https://www.tuasaude.com/como-avaliar-a-saude-atraves-das-unhas/
https://www.bbc.com/future/article/20250207-what-your-fingernails-can-reveal-about-your-health