Manter o seu organismo saudável deve ser uma prioridade – e um dos primeiros passos desse processo é a hidratação. Entenda como hidratar cada tipo de pele!
A importância da hidratação para a pele
Além de beber água diariamente, a pele também precisa de uma hidratação específica, que pode ser feita através do uso de hidratantes e produtos dermatológicos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele deve ser hidratada todos os dias.
Benefícios de uma pele bem hidratada
Muito mais do que benefícios estéticos, uma pele com a hidratação em dia é questão de saúde. Um dos principais benefícios de manter a pele bem hidratada é a proteção. Ela reforça a barreira natural de proteção, protegendo contra agentes externos como poluição, clima seco ou frio, sujeira, entre outros.
Entre algumas das outras vantagens de hidratar a pele, estão:
- evita a sensibilidade;
- previne irritações e infecções;
- melhora a textura;
- ameniza a aparência esbranquiçada;
- previne descamação e o ressecamento;
- combate o envelhecimento precoce;
- garante a beleza e brilho da pele.
Todas as peles precisam ser hidratadas?
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, sim, todas as peles precisam ser hidratadas diariamente — até mesmo as oleosas!
A não hidratação pode causar uma série de consequências ruins, contribuindo para o surgimento de lesões, mais sensibilidade aos raios solares, doenças, entre outras. Portanto, deixar a hidratação de lado não é uma opção!
Confira abaixo como hidratar alguns tipos de pele.
Pele seca
A pele seca facilmente fica ressecada, devido ao seu número reduzido de glândulas sebáceas. Isso lhe proporciona uma aparência desidratada e com rugas mais aparentes.
Devido ao seu alto ressecamento, produtos mais concentrados e “pesados” são indicados – ou seja, não precisa ter medo de investir nos cremes!
O ideal são produtos dermatológicos com alta quantidade de ativos hidratantes. Procure por hidratantes com óleos naturais, alantoína ou manteiga de karité — eles aumentam a elasticidade da pele.
Pele mista
A pele mista, como o seu próprio nome sugere, é uma mistura da pele seca com a pele oleosa. Geralmente, é na região T, a que envolve testa, nariz e queixo, que a oleosidade se encontra.
Para manter essa pele hidratada, é importante não a deixar ressecar e, ao mesmo tempo, não estimular o aumento da oleosidade. Por isso, hidratantes sem óleos minerais são a melhor opção.
Pele oleosa
Sabia que a pele oleosa é extremamente desidratada? O grande excesso de oleosidade na pele é uma resposta das glândulas sebáceas à falta de hidratação e para suprir isso, a produção de óleo é maior.
Portanto, mantê-la hidratada é imprescindível! Hidratantes com textura leve, efeito mate, não oleosos e/ou de toque seco são as melhores opções.
Pele sensível
Esse tipo de pele costuma ser extremamente delicado a diversos produtos, sendo mais propensa ao aparecimento de coceiras e vermelhidão. A descamação, ardor e queimação costumam estar presentes.
Por isso, o ideal é investir em hidratantes que possuam efeito calmante e descongestionante, além de propriedades hipoalergênicas.
Viva Beauty como sua aliada
A Viva Beauty te ajuda a manter a saúde e a beleza da sua pele em dia com a Linha Mais Completa de Skincare e com o Colágeno Skin Complex Plus.
Você ainda pode acessar o blog da Viva Beauty, que apresenta conteúdos como O Que Comer Para Manter a Pele Saudável, entre diversos outros. Comece hoje mesmo a cuidar da sua pele!