A gravidez é um momento de muitas mudanças no corpo da mulher. Com tantas novidades, é comum surgirem dúvidas sobre o que é seguro ou não para a saúde da gestante e do bebê.
No mundo dos cosméticos e cuidados pessoais, não é diferente. Continue a leitura e entenda como manter o autocuidado em dia seguramente durante esse período tão especial!
Cuidados com as unhas na gravidez
A gestação é um período com muitas alterações hormonais, que trazem mudanças para o corpo — por exemplo, unhas mais fracas e quebradiças, queda de cabelo e até mesmo mudanças na textura da pele.
Por isso, os cuidados devem ser mais específicos, pensados para as circunstâncias específicas da gravidez. No caso das unhas, é interessante ter cuidados para fortalecê-las e sempre hidratar bem as cutículas, para manter as barreiras de proteção do corpo bem cuidadas.
Pense em optar pelo removedor de esmaltes, que costuma ser menos agressivo que a acetona. Ao fazer as unhas fora de casa, é recomendado para todas as pessoas que levem seu próprio kit de manicure, com alicate, espátula, tesourinha e lixas. No caso das grávidas a recomendação é ainda mais reforçada, já que qualquer contaminação traz mais riscos.
Extensões nas unhas
O alongamento de unha é uma técnica muito procurada, principalmente para quem quer parar de roer a unha, mas é preciso tomar alguns cuidados.
No geral, as substâncias usadas nesses procedimentos não trazem riscos. Mas como a pele pode ficar mais sensível na gravidez, é recomendado diminuir a frequência das aplicações, evitando as chances de alergias e irritações.
E quanto ao esmalte?
Felizmente, pintar as unhas durante a gravidez é considerado seguro, já que a maioria dos smartphones é livre de substâncias como tolueno, formaldeído e DBP (dibutilftalato), que podem ser prejudiciais ao bebê.
Para ter ainda mais segurança, opte por esmaltes hipoalergênicos, que já são vendidos pelas maiores marcas. Também procure sempre fazer as unhas em ambientes ventilados, para não inalar os cheiros fortes do esmalte e outros produtos.
E, caso tenha dúvidas mais específicas, não deixe de consultar seu obstetra! Cada gestação tem especificidades próprias, e só o médico que te acompanha saberá informar com certeza os riscos e cuidados.
Pode ser necessário estar com as unhas sem esmalte no momento do parto — no caso das cesarianas agendadas, você pode programar isso para os dias anteriores, inclusive remover o alongamento.
Caso trabalhe em um salão de beleza, seja como manicure ou em outra função, alguns cuidados adicionais vão garantir sua segurança e trazer mais tranquilidade durante a gravidez.
- Use máscara própria para vapores químicos, trabalhe sempre com luvas descartáveis;
- Hidrate bem as mãos após o expediente, para evitar o ressecamento da pele;
- Mantenha os produtos químicos tampados, evitando inalar mais que o necessário;
- Deixe a lixeira com os descartes o mais longe possível.
A gestação e a amamentação são épocas que exigem muito do corpo da mulher, e por isso, é interessante pensar em uma reposição nutricional após esse período. É aí que entra a importância da suplementação, já que a falta de vitaminas pode causar vários problemas, inclusive unhas descamando.
Se você gostou desse conteúdo, continue no blog da Viva Beauty e leia mais dicas sobre autocuidado!