Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O colágeno também cuida da saúde dos ossos, você sabia?

Mulher branca e atleta, sentada no chão com as pernas cruzadas e com a mão no joelho que está vermelho
Saiba quais são os benefícios do colágeno para os ossos

               Proteína produzida naturalmente pelo corpo, o colágeno oferece diversos benefícios ao organismo, como por exemplo firmeza e elasticidade à pele, além da prevenção ao envelhecimento precoce. Todavia, você sabia que ele também atua diretamente nos ossos, articulações, bem como nas cartilagens? Sim, colágeno para ossos também é uma realidade!

               É natural que com o passar do tempo, os ossos enfraqueçam e comecem a causar problemas de saúde, contudo, é totalmente possível prevenir e melhorar esse desgaste com o próprio colágeno!

               Então, continue com a gente, saiba como essa proteína atua na melhora da saúde óssea, das articulações assim como nas cartilagens, e aproveite para tirar todas as suas dúvidas. Vamos nessa!

               Antes de tudo, o colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo, e é responsável por auxiliar no processo de sustentação e firmeza da pele, além da prevenção do envelhecimento precoce, fortalecimento dos cabelos e unhas, e tratamento da flacidez e celulites do corpo.

               O colágeno também compõe os tecidos dos tendões, músculos e ligamentos do corpo humano. Pode ser encontrado em carnes vermelhas, aves, peixe e em suplementação. 

               Consumir colágeno é muito importante, pois, a partir dos 25 anos, o organismo reduz a produção desta proteína no corpo – o impacto é maior nas mulheres – e alguns incômodos conhecidos começam a aparecer, como por exemplo, linhas e, rugas de expressão, as celulites se agravam, bem como, a  flacidez fica mais evidente.

Tipos de colágeno

               Como possui diferentes funções no organismo, o colágeno também tem hoje cerca de 28 tipos identificados. Confira os principais:

Colágeno tipo 1

               O colágeno tipo 1, é também conhecido como colágeno hidrolisado, e tem finalidades estéticas, como por exemplo, a diminuição de rugas e linhas de expressão. Extraído da cartilagem e ossos de frangos e bois, essa proteína é “quebrada” em partes menores para ser absorvida mais facilmente pelo organismo, sem perder a sua função. 

               Além dos benefícios já citados, o colágeno tipo 1 também tem como função garantir a firmeza e elasticidade da pele, bem como, fortalecer os cabelos, unhas e articulações. 

               No nosso corpo, ele é encontrado em tendões, nas cartilagens e no tecido conjuntivo. Por fim, esse nutriente pode ser consumido diariamente através da suplementação, até 10g!

Colágeno tipo 2

               Diferente do colágeno do tipo 1, o do tipo 2 é produzido em laboratório através de fibras de colágeno que estão presentes nas cartilagens de bovinos e frangos. A diferença mais marcante, é o fato de não existir a quebra desse nutriente, ou seja, ele não é hidrolisado. 

               Desenvolvido para tratar e prevenir possíveis desgastes e problemas nas cartilagens, articulações e ossos, como artrite, artrose e osteoartrite, o colágeno tipo 2 é indicado para pessoas que praticam atividades físicas intensas ou idosos.

               Por outro lado e diferentemente do tipo 1, a quantidade diária recomendada do uso desse tipo de proteína é de 40mg!

Colágeno tipo Verisol®

               Voltado para a saúde da pele e fins estéticos, o colágeno Verisol® é o único que possui comprovação científica de resultados e aprovação da ANVISA! Diminui as rugas presentes em seu rosto e retarda o envelhecimento precoce, já que esse tipo de proteína é responsável por constituir as fibras que sustentam a pele do nosso corpo.

               E o melhor: os colágenos da Viva Beauty possuem o Verisol® presente em sua fórmula! Saiba mais clicando aqui 

Colágeno para os ossos

               Como já contamos anteriormente, o colágeno possui vários tipos e objetivos que se diferenciam, porém, os principais são voltados para fins estéticos e prevenção de doenças.

               Mas, qual é a relação dessa proteína com os ossos?

               Até 35% da composição da estrutura dos ossos é formada por colágeno, o que já mostra a importância deste nutriente para o corpo. Além disso, sem essa proteína, o nosso esqueleto não se fortifica, aumentando o risco de fraturas, o que pode causar sérios problemas.

               Além dos ossos, o colágeno atua diretamente nas articulações e juntas do nosso corpo, protegendo de possíveis danos e machucados. Ele age diminuindo e prevenindo doenças e problemas relacionados a essas áreas. Por isso, é importante manter o nível recomendado de colágeno no corpo.

Falta de colágeno para os ossos X doenças relacionadas

               A falta de colágeno no organismo prejudica o corpo como um todo, porém, os ossos são um dos principais prejudicados. Confira agora as principais doenças que também afetam o nosso esqueleto:

Osteoporose

               Caracterizada pela baixa densidade óssea, a osteoporose enfraquece os ossos e aumenta os riscos de fraturas. Geralmente acontece em pessoas da terceira idade e é uma doença silenciosa, sendo diagnosticada por ortopedistas. 

               Os mesmos sintomas detectados em adolescentes e jovens, é denominado de osteopenia.

Raquitismo

               Comum em bebês e crianças, o raquitismo caracteriza-se pela falta de vitamina D, cálcio e fósforo no organismo, o que enfraquece o esqueleto, e deixa os ossos sujeitos a lesões graves.

Osteoartrite

               Doença voltada às cartilagens e articulações, a osteoartrite  é caracterizada pelo desgaste excessivo. Pode acontecer por uma causa específica, como por exemplo esforços físicos ou obesidade,  e em casos mais extremos, a pessoa perde a função da articulação.

               O colágeno é importante nesse caso, pois ele é o formador da cartilagem.

Artrite

               Semelhante à osteoartrite, a artrite afeta diretamente as cartilagens e articulações, porém, por meio de inflamações e não desgastes.

Maneiras de fortalecer os ossos com colágeno

               Desde cedo, é possível prevenir doenças nos ossos, articulações e cartilagens através de mudanças simples na rotina. Então, confira algumas:

    • Tomar sol regularmente;
    • Evitar álcool e tabaco;
    • Praticar exercícios físicos;
    • Consumir alimentos ricos em cálcio, vitamina D, fósforo e colágeno. Alguns exemplos são: leite, salmão, ovos, castanha-do-pará, etc…
    • Consumir suplementação de colágeno (tipo 2 especificamente).

Fortaleça seus ossos com os colágenos da Viva Beauty

               Se você chegou até aqui, já entendeu que a suplementação de colágeno é uma das opções para fortalecer os ossos, cartilagens e articulações e os da Viva Beauty são perfeitos para você!

               Sendo o único “7 em 1” do mercado, os colágenos Skin Complex  e Skin Complex Plus  atuam em várias áreas do seu corpo, incluindo os ossos! Com colágeno Verisol®, ácido hialurônico, silício orgânico Nutricolin®, ácido pantotênico  juntamente com vitaminas presentes em sua fórmula, a proteína da Viva Beauty é a melhor escolha para você vencer as dores nos ossos e articulações que tanto te incomodam! Visite o site e saiba mais sobre nossos produtos.

               Por fim, uma outra opção é o colágeno tipo 2 da Renova Be! Voltado especificamente para articulações e ossos, essa proteína melhora a saúde articular, aumenta a flexibilidade, assim como reduz as dores nas articulações. Enfim, não perca tempo e visite o site da Renova Be, conheça a linha de produtos e também garanta agora o seu.

Deixe um comentário

Copyright © Viva Beauty.
Todos os direitos reservados.