Quem gosta de pintar as unhas, sabe que em algum momento terá que renovar a cor do esmalte. Durante esse processo, é comum utilizar acetona ou removedor, mas sabia que dependendo do produto aplicado a saúde e crescimento das suas unhas podem ser afetados?
Neste conteúdo exclusivo do blog da Viva Beauty você entenderá qual a diferença entre a acetona e o removedor, além de saber qual é a melhor escolha para o desenvolvimento da sua unha. Ótima leitura!
Entendendo as diferenças entre acetona e removedor
As unhas são uma extensão da nossa personalidade e também merecem os melhores cuidados. Por isso, saber os componentes dos esmaltes, acetonas e removedores é tão importante quanto realizar a hidratação, além de manter os cuidados diários com as mãos. Venha saber as diferenças entre esses dois tipos de produto:
Acetona
A acetona é um tipo de solvente extremamente agressivo, que necessita de uma responsabilidade em seu manuseio. É mais usada na indústria, no comércio e também em casa, voltada para limpeza e remoção de manchas mais profundas.
Por ter uma ação mais rápida quando comparada ao removedor, é natural optar por esse produto, porém a acetona é bastante prejudicial para as unhas.
Graças a sua ação severa, desidrata as unhas, sendo o agente responsável no desenvolvimento de fungos, causando a inflamação das cutículas, deixando as unhas quebradiças e fracas.
Removedor
O removedor é um produto desenvolvido especificamente para retirar o esmalte, assim, mesmo com seu uso contínuo, ele não deixa as unhas esbranquiçadas, nem traz grandes malefícios a longo prazo.
Os ingredientes do removedor geralmente são gama butirolactona, álcool, óleo de rícino e lanolina. Esses elementos, em conjunto, têm o fator hidratação como chave principal, evitando o ressecamento, surgimento de manchas e fortalecendo as unhas.
O mais legal é que o removedor está presente no mercado em variadas formas, como lenços, esponjas e também líquido, facilitando a sua rotina de uso.
Afinal, é melhor acetona ou removedor?
Bom, deu para perceber que ambos os produtos conseguem remover o esmalte, mas, se for para escolher entre a acetona ou o removedor, a melhor decisão para a saúde das suas unhas é o uso do removedor.
Além de todas as propriedades positivas para o seu corpo, o removedor é atóxico, mais acessível e amolece o esmalte para sua retirada. Mas, preste atenção na embalagem, para ter um removedor de qualidade, ele deve ter algumas características:
- não conter acetona em sua composição;
- não irritar as cutículas e a pele;
- não evaporar quando aplicado nas unhas;
- não deixar suas unhas pegajosas no momento da retirada do esmalte
Dicas para manter a hidratação das unhas em dia!
O uso do removedor é apenas uma parcela dos cuidados necessários para uma unha bonita e saudável. Outras ações que ajudam a fortalecer as unhas são:
- hidratação constante com óleos naturais;
- ficar alguns dias sem usar esmalte para as unhas respirarem;
- usar alicates e cortadores esterilizados;
- ter uma alimentação saudável e repor o colágeno do corpo por meio da suplementação.
Venha saber mais sobre o efeito positivo do colágeno para unhas mais fortes!